Artigos

Ansiedade

Ansiedade

Identificando os sintomas

Sensação de frustração, de que algo nos ameaça, medo e em casos mais graves falta de ar e agonia.

Poucos de nós sabe que somos capazes de entender exatamente o que sentimos ou tememos. O que leva as pessoas a serem incapazes de identificar plenamente seus sentimentos. Parece simples, mas muitas vezes não conseguimos perceber que o que estamos sentindo na verdade é ansiedade.

Quando nos sentimos cheios de incertezas, agitados, intranquilos. Se há uma sensação crescente de que algo ruim está para acontecer, um vago sentimento de perda iminente. Se os acontecimentos parecem escapar ao controle. Você pode estar com sintomas de ansiedade.

Como lidar com a ansiedade

Admitir que está ansioso para poder se defender é o primeiro passo.
Deixar de negar esse sentimento e combatê-lo com ajuda profissional é um avanço importante para se defender e principalmente entender os fatores que estão causando essa ansiedade.

Importante! Não ignore os sinais de um possível transtorno de ansiedade. Isso significa que alguma coisa que você considera importante pode estar sendo ameaçada.

O estar ansioso tende a trazer de volta sentimentos de desamparo tidos como infantis, mas admitir que você está com medo não significa que seja uma criança, muito pelo contrário é uma demonstração de maturidade.

Nos sentimos ansiosos boa parte do tempo. Porque estamos perdendo a nossa iniciativa, o senso de sermos nós mesmos, a meta de nossa própria vida, sua finalidade.

Preste atenção a si mesmo, aceite sua responsabilidade para resolver as ameaças à sua vida que estejam ao seu alcance, em função dos recursos que você tem dentro de si.

Caso você conheça sua própria vulnerabilidade, estará sabendo muito a respeito de si mesmo.

As mágoas não resolvidas de nosso passado, podem fazer do mundo uma tela de projeção desses sentimentos.

Bem como, a perda de controle produz a ansiedade. Seja esse poder vindo do dinheiro, da posição, do título, influência ou quaisquer outro.

Outro fator que pode desencadear um transtorno de ansiedade é o medo de ser exposto ao erro e ser ridicularizado.

Controlar a ansiedade

Quando você sentir se ansioso por razões que não lhe parecem claras, ou quando uma situação que deveria fazer você se sentir feliz, só faz você se sentir se ameaçado. Pare e pense… o que é que eu tenho medo de perder ou de fazer?

Situações de exposição, desafio ou algo desconhecido tendem nos deixar ansiosos e este “medo” serve para nos alertar e nos preparar para que possamos oferecer o que temos de melhor.

Algumas pessoas ansiosas vivem suas vidas como se estivessem continuamente representando todas as horas do dia. Receiam estarem sendo julgadas por qualquer pessoa que as vejam. Por não terem aceito a si mesmos, preocupam-se com o fato de que nenhuma outra pessoa também poderá as aceitar.

A ansiedade pode ser minimizada evitando situações ameaçadoras desnecessárias ou se não gastarmos energia com coisas que não podem ser mudadas. Vale a reflexão.

O mais importante é aceitar que todos temos nossas limitações, pois quando as fraquezas são trabalhadas e convertidas em fortalezas, as pessoas se transformam.

O que há de melhor está dentro de nós mesmos e saber disso já é uma forma de reduzir a ansiedade.

Comments (0)

Psicóloga Mariéle ©2021
× Agende sua consulta!